quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Os Conselhos Escolares em Aparecida de Goiânia

A Secretaria Municipal da Educação de Aparecida de Goiânia, por intermédio do GRUPO ARTICULADOR DE FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES (nomeada pela portaria nº. 128/11, de 19 de maio de 2011), obedecendo a Lei nº 2.867/2009, que cria o Conselho Escolar em cada Unidade Escolar e CMEIs desse município, deu inicio à implementação dos Conselhos Escolares em todas as Escolas Municipais, Conveniadas e CMEIs da Rede, em 30 de maio de 2011, com uma reunião para os Diretores Escolares.
Na reunião supracitada, foram esclarecidos alguns pontos a respeito da criação desses Conselhos em cada instituição de ensino da Rede.
Por meio do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, a SME desenvolverá ações que visem a fomentação, a implantação e o fortalecimento dos Conselhos Escolares em toda a Rede Municipal de Ensino.
            Após esse primeiro momento de criação e oficialização dos Conselhos Escolares, a Secretaria Municipal da Educação organizou uma Capacitação para os Conselheiros Escolares eleitos, por meio de curso presencial.
A Capacitação para Conselheiros Escolares, nessa primeira etapa, está sendo oferecida no turno noturno, às terças-feiras, quinzenalmente. O primeiro encontro foi no dia 05 de outubro e o último encontro está previsto para o dia 20 de dezembro. Foram instituídos cinco pólos, para os encontros dessa formação: as Escolas Municipais O Pequenino, Da Paz, Vilmar Gonçalves, Ari Caetano e o Centro Municipal de Educação Profissional (CMEP). Nessa capacitação, os novos conselheiros conhecerão o importante papel desse colegiado na implantação da gestão democrática da educação, tendo como foco o relevante papel do Conselho Escolar em garantir a participação efetiva da comunidade escolar e local na gestão das escolas, contribuindo assim, para a melhoria da qualidade social da educação.
            Serão abordados, na capacitação supracitada, temas referentes à realidade em que o Conselho atuará, à legislação que sustenta e viabiliza o funcionamento dos Conselhos Escolares e ao próprio significado desse colegiado, em seus objetivos, limites, possibilidades, existência e funcionamento.
             Já estamos no terceiro encontro dessa formação para os conselheiros escolares, o qual aconteceu na última terça-feira, no dia 01 de novembro. Confiamos que esses momentos de aprendizagem coletiva contribuirão para a melhoria da educação em nosso município.




Nenhum comentário:

Postar um comentário